Lição 05- Juniores (Eliseu). Educação Infantil


ELISEU , O PROFETA QUE DEFENDEU SEU PAÌS

Leitura Bíblica: 2 Reis 6.8-23

Meu objetivo hoje é…

Enfatizar a proteção de Deus sobre nós.

Versículo-chave: “Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aode quer que vc for.” (Salmos 91.11)

Uma ocasião, durante a invasão síria, o rei da Síria procurou destruir Eliseu, em vista de sua atividade em alertar o rei de Israel quanto aos planos do inimigo. O rei da Síria
havia-se aconselhado com seus servos, dizendo: “Em tal e em tal lugar estará o meu acampamento”. Este plano foi revelado pelo Senhor a Eliseu, que “enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os sírios desceram ali. Pelo que o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinham avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.
“Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, e chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? E disse um dos seus servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir”.
Disposto a se desembaraçar do profeta, o rei da Síria ordenou: “Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo”. O profeta estava em Dotã; e, ouvindo isto, o rei “enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite, e cercaram a cidade.

E O MOÇO DO HOMEM DE DEUS SE LEVANTOU MUI CEDO, E SAIU, E EIS QUE UM EXÉRCITO TINHA CERCADO A CIDADE COM CAVALOS E CARROS”.
ATERRORIZADO, O SERVO DE ELISEU PROCUROU-O COM A NOTÍCIA: “AI, MEU SENHOR, QUE FAREMOS?” DISSE ELE. “NÃO TEMAS”; FOI A RESPOSTA DO PROFETA, “PORQUE MAIS SÃO OS QUE ESTÃO CONOSCO DO QUE OS QUE ESTÃO COM ELES.” II REIS 6:16. E ENTÃO, PARA QUE O SERVO PUDESSE CONHECER ISTO POR SI MESMO, “OROU ELISEU E DISSE: SENHOR, PEÇO-TE QUE LHE ABRAS OS OLHOS, PARA QUE VEJA. E O SENHOR ABRIU OS OLHOS DO MOÇO, VIU; E EIS QUE O MONTE ESTAVA CHEIO DE CAVALOS E CARROS DE FOGO, EM REDOR DE ELISEU”. II REIS 6:17. ENTRE O SERVO DE DEUS E A MULTIDÃO DOS INIMIGOS ARMADOS ESTAVA UM GRUPO CIRCUNDANTE DE ANJOS CELESTIAIS.

Eles tinham vindo com grande poder, não para destruir, não para reclamar homenagem, mas para acampar em torno e ministrar aos desajudados e fracos servos do Senhor.
Quando o povo de Deus é posto em condições de dificuldades, e aparentemente não há escape para eles, somente o Senhor deve ser sua dependência.
Avançando a companhia de soldados sírios ousadamente, ignorante da presença dos invisíveis anjos do Céu, “Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere, peço-Te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria”. II Reis 6:8-19.
“E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria. E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor. E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram
e beberam; e os despediu e foram para seu senhor.” II Reis 6:20-22.
Depois disto Israel ficou livre por algum tempo dos ataques dos sírios. Porém mais tarde, sob a enérgica administração de um determinado rei, Hazael (neto do Hazael que havia sido ungido como aguilhoador de Israel), os exércitos sírios cercaram Samaria, sitiando-a. Nunca Israel havia sido levado a situação de tão grande dificuldade como durante este cerco. Os pecados dos pais estavam sem dúvida sendo visitados sobre os filhos e os filhos dos filhos. Os horrores de prolongada fome estavam impelindo o rei de Israel a medidas de desespero, quando Eliseu predisse livramento para o dia seguinte.
Quando o dia estava para amanhecer, o Senhor “fizera ouvir no arraial dos sírios ruídos de carros e ruídos de cavalos, como o ruído dum grande exército”; e eles, possuídos de temor, “se levantaram, e fugiram no crepúsculo”, deixando “as suas tendas, e os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava”, com ricas reservas de alimentos. Eles “fugiram para salvarem a sua vida”, não se detendo até que tivessem transposto o Jordão. II Reis 7:6 e 7.

Fonte:
Lição 05- Juniores (Eliseu)

Pesquisar desenhos
Custom Search
Gratis Infantis
Alfabetização e letramento, letras do alfabeto ilustrado, tangram, moldes em eva gratis, caligrafia e matematica para 2 serie, coordenação motora letras decoradas, gifs animados, caça palavras e cruzadinhas desenhos natal para colorir. Aitividades para maternal, lembrancinha dia dos pais, carnaval folklore.